Dica: Qual o melhor antivírus?

O laboratório alemão AV-Comparatives testou 17 soluções de antivírus e publicou os resultados. Concluí a leitura dos dois há pouco e a conclusão é que não existe uma única solução perfeita ou que atenda a todas as demandas.
Por exemplo, os programas com a maior taxa de acertos 99,00% ou mais estão também entre os mais lentos. O motivo é que eles usam combinações de tecnologias próprias com as de terceiros para realizar sua proteção sob demanda. O G DATA AntiVirus, por exemplo, possui taxa de acertos acima de 99% de vírus conhecidos e pegou todas as 12 amostras de vírus polimórficos, capazes de burlar a proteção dos programas. Ele usa ao mesmo tempo as engines do Kaspersky e Avast.
Outro programa que teve acertos acima de 99% foi o Avira Antivir e conseguiu também pegar 11/12 amostras de código alterado. Outros que pegaram 12/12 e tiveram altas taxas de acerto, entre 97% e 99% foram Kaspersky, F-Secure, Nod32 e Norton.
Mas os dados mudam de figura quando eles são submetidos a malware desconhecido. É claro que muitos deles liberam atualizações de hora em hora, como o Kaspersky, que diminui a ameaça consideravelmente. O que teve a maior taxa de acertos foi o Antivir, mas também teve uma alta taxa de falsos positivos. Já o Nod32 teve uma boa taxa de acertos e foi o único a ter zero de falsos positivos.
Recomendo a leitura completa dos dois relatórios: On-demand comparative e Retrospective/ProActive Test para tirar suas próprias conclusões. Posso adiantar que os dois únicos produtos a obter certificação Advanced+ em ambos foram Kaspersky  e Nod32.
Eu tenho usado o Nod32 há 3 anos, sem arrependimento algum. A licença permite o uso em 3 computadores e uma amiga estava usando o AVG. Depois que foi instalado o Nod32, 9 pragas descobertas, limpeza total e nunca mais teve problemas de segurança, já que instalei a Internet Security e mandei o fraco firewall do Windows pra conta do Papa. Num teste recente, que também foi apontado pelo laboratório alemão, descobri que o Nod32 é mais rápido para a varredura sob demanda. Um amigo tem usado Nod32 e o consumo de memória parece ser mais baixo também. Ele não se arrepende nem um pouco de ter comprado a licença.
Dos programas gratuitos, eu ficaria longe do AVG e do Avast e ficaria com o Avira Antivir. E você? Quais as suas experiências com antivírus? Não vale dizer "use Gnu/Linux ou compre um Mac". ;-)

Fonte: AV-Comparatives
Dica: Qual o melhor antivírus? Dica: Qual o melhor antivírus? Reviewed by Fabricio Araujo on 15:13:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Concordo em Uma parte, queres fugir de Vírus, Mude para o Linux ou Mac, Mais na Postagem diz "Não vale Dizer" Mude para o Linux, ou mude para o Mac.

    ResponderExcluir
  2. [...]Não vale dizer "use Gnu/Linux ou compre um Mac"

    certo, ainda sobrou *BSD, Amiga, Solaris, Haiku, entre outros hehe :P

    ou simplesmente, pegue seu windows, arranque todas as entradas usb, wi-fi, ethernet e qualquer coisa que de chance de conexao com algo externo, formate o hd e instale windows, pronto, sem virus :~

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.