10 Dicas para Windows XP

Antes de começar
Muitas das dicas desta página necessitam da execução do Editor de Registro do Windows (regedit.exe). Para isso, vá em Iniciar / Executar e digite regedit. Vale dizer que é necessário perícia para mexer no Registro do Windows, para que não ocorra danos ao sistema. Você pode encontrar orientações sobre isso neste tutorial.
O InfoWester testou exaustivamente as dicas desta página em mais de um de computador. Mesmo assim, não garantimos que os procedimentos citados aqui vão funcionar em sua máquina, assim como não nos responsabilizamos por qualquer dano que surgir em decorrência da execução de qualquer dica.

01 - Desinstalando o Windows Messenger (e outros programas):
Alguns programas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma forma acessível de remoção, mas isso é possível. Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e por ele acesse o arquivo sysoc.inf (você também pode acessar esse arquivo digitando C:\windows\inf\sysoc.inf em Executar), presente em C:\Windows\inf. Na seção Components, remova somente a palavra hide do componente que você deseja desinstalar. Em nosso exemplo, a remoção é do software Windows Messenger e sua linha no arquivo:
sycoc.inf - smsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7
ficará assim:
msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7
Após isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora poderão ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle / Adicionar/Remover Programas. Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cada uma delas é necessário remover a palavra hide para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP. Antes de executar o procedimento, faça uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução. Essa mesma dica também funciona no Windows 2000.

02 - Mude a pasta Meus Documentos de lugar
O diretório Meus Documentos ficalocalizado em C:\Documents and Settings\usuario\MeusDocumentos por padrão (neste caminho, "usuario"é o nome do login usado no computador). No entanto, é possívelcolocar essa pasta em outro local. Para isso, clique sobre a pasta MeuDocumentos com o botão direito do mouse e escolha a opçãoPropriedades. Clique em Destinoe na caixa de nome Local da pasta de destino,escolha o novo diretório.

03 - Exclua as pastas especiais dentro de MeusDocumentos:
No diretório Meus Documentos, existempastas que muitos não usam, como Minhas Músicase Minhas Figuras. Se você apagá-las,o Windows as recria. Para eliminar definitivamente esses diretórios,vá em Iniciar / Executar e digiteregsvr32 /u mydocs.dll. Para fazercom que essas pastas apareçam novamente, em Executar,digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicieo computador.

04 - Fazendo backup do WPA, para evitar a reativação:
Se você tiver o Window XP já ativado e funcionando corretamenteem seu computador, pode ser que necessite reinstalá-lo por algummotivo nesta mesma máquina. Neste caso, você teráque reativá-lo novamente para que o sistema funcione. Para evitarisso, antes da reinstalação, faça um backup (cópia)do arquivo WPA.DBL que está no diretórioC:\Windows\System32. Após a reinstalaçãodo Windows XP, coloque o arquivo neste mesmo diretório e açãoestá terminada. Vale dizer que o arquivo WPA.DBLé onde o sistema armazena as informações sobre ohardware instalado no computador.

05 - Desabilite os balões de aviso do Windows XP:
Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso"que aparecem sempre que o Windows executa alguma funçãoespecífica, faça o seguinte: vá em Iniciar/ Executar, digite regedit e vána chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft/ Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menuEditar, vá emNovo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTipse pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variávelali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balõesnão serão mais exibidos pelo sistema.

06 - Como instalar o teclado ABNT2 no WindowsXP:
No Windows XP a configuração do idioma e do tipo de teclado não é feita através do ícone de teclado. Para fazer isso, vá ao Painel de Controle / Opções regionais e de idioma / Idiomas / Detalhes / Adicionar, escolha Português (Brasil) e Português (Brasil - ABNT2) nas opções e clique em OK.

07 - Entrando diretamente no Windows:
Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o loginnão é necessário, você pode desabilitá-lo.Para isso, vá em Iniciar / Executar,digite control userpasswords2 e clique emOK. Na guia Usuários,desative o item Os usuários devem entrarcom um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar.Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informeo usuário padrão e digite uma senha (não deixe estecampo em branco!). Após isso, pressione OK,vá em Iniciar / ConfiguraçõesPainel de Controle / Contas de Usuário, clique em Alteraro modo como usuários fazem logon ou logoffe desative os itens Use a tela de boas-vindase Use a Troca Rápida de Usuário.Com isso, o Windows carregará mais rápido e não seránecessário passar pela tela de login.
Uma alternativa, é instalar a ferramenta Tweak UI da Microsoft(ver o item 10 desta página) e ir em Logon/ Autologon, habilitar a caixa Log on automaticallyat system startup, escolher um usuário e em SetPassword informar uma senha.

08 - Recarrege o Explorer:
Algumas vezes, o executável explorer.exe(que entre outras coisas, mantém a estrutura de janelas e a Barrade Tarefas funcionando) trava e a Barra de Tarefas (a barra onde se encontrao botão Iniciar) pára de responder ou some. Dependendo docaso, o próprio Windows executa novamente o explorer.exee este reativa suas funcionalidades. Quando isso não ocorre, existeuma solução fácil e que evita a necessidade de efetuarlogoff ou de reiniciar: simplesmente pressione Ctrl mais Alt mais Delem seu teclado, vá em Arquivo / Executarnova tarefa e digite explorer. O explorer.exeserá então habilitado novamente.

09 - Menu Iniciar mais rápido:
É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, acesse Iniciar / Executar, digite regedit e vá em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

10 - Faça alterações noWindows XP através do Tweak UI
O Tweak UI faz parte dos programas chamados "Powertoys". Trata-sede um aplicativo desenvolvido pela Microsoft que permite uma sériede ajustes no Windows XP. É possível, por exemplo, configuraros recursos do mouse, alterar ícones e caixas de diálogo,habilitar o logon automático, mudar as opções doPainel de Controle e do menu Iniciar, entre outros. Por sua variedadede opções, o Tweak UI deve ser usado com cuidado para evitardanos. Seu download pode ser feito aqui. Para saber mais sobre os Powertoys para Windows XP, clique aqui.
10 Dicas para Windows XP 10 Dicas para Windows XP Reviewed by Fabricio Araujo on 14:10:00 Rating: 5

6 comentários:

  1. Este comando abaixo remove mais rapidamente e precisamente o Windows Messenger:

    RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove

    As demais dicas são muito interessantes e ajudam bastante. :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela contribuição nas dicas Ciro, vou alterá-las já com eesse seu comando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola! Resolve um bocado de pendengas...

    ResponderExcluir
  4. Valeu Victor, resolve muitos problemas sim.

    Abraços, Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Fala Fabricio, boas dicas... vivendo, fuçando, procurando os melhores a gente acha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Aê lelo, fico feliz em saber que gostou.

    Abraços.

    Volte Sempre!

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.