Quanto custa para montar o computador dos seus sonhos?

No mundo da informática, é muito comum que os computadores avancem de maneira muito rápida, principalmente pelas novas tecnologias que são desenvolvidas para os hardwares novos do mercado. Desta maneira, um PC top de linha no dia de hoje, estará desatualizado daqui uns dois anos, fazendo que programas e games novos já não funcionem com o mesmo desempenho de antes.

A grande maioria dos usuários de computadores não está totalmente contente com os seus PCs, visto que volta e meia algum programa novo não consegue executar com a performance esperada e desejada. Portanto, que usuário não gostaria de ter seu computador dos sonhos? Imagine você podendo instalar qualquer game e programa, sem a necessidade de se preocupar com  memória, espaço em disco e questões relacionadas a utilização e gerenciamento dos recursos de hardware.

Nós temos duas notícias para lhe informar, uma boa e outra ruim. A primeira delas é a de que este computador existe e pode ser montado ou adquirido em lojas especializadas. Todavia, você precisaria empregar uma grande quantia financeira  para conseguir comprar uma máquina desse porte.

Contudo, suponha por um momento que você acaba de ganhar na megasena, deste modo, podendo montar o PC de seus sonhos sem se preocupar com a quantidade de dinheiro que será gasta. Agora que você pode comprar tudo o que quiser, nós escrevemos este artigo com o objetivo de mostrar tudo que existe de mais novo e potente no mundo da informática, na categoria de desktops pessoais.

Portanto, vamos explorar a os dispositivos de hardware mais importantes existentes em sua máquina, começando como o processador e a placa mãe.

Computador dos sonhos

Escolhendo o processador e a placa mãe
Sem sombra de dúvidas, o processador e a placa mãe são os componentes mais importantes de um computador. Basicamente, eles controlam diretamente o funcionamento dos programas que estão sendo executados, assim como dos diversos dispositivos de hardware instalados na máquina. Portanto, esses componentes devem ser os primeiros a serem escolhidos na montagem de um PC novo.

Processador
Processador Intel core i7

Fazendo uma simples analogia, é possível definir o processador como o coração do computador, pois todos os programas fazem uso dele a todo momento. Para efetuar uma ótima escolha, é ideal utilizar a CPU (Unidade central de processamento) mais avançada do mercado, no ramo de desktops. Neste quesito, a Intel está na frente de seus concorrentes há vários anos, portanto, visitamos seu site oficial para a procura de seu hardware mais avançado.

Como resultado desta pesquisa, obtivemos o “Intel Core i7 Processor Extreme Edition”, que possui capacidades incríveis de processamento. Esta CPU trabalha com oito núcleos, ou seja, com até oito ações executando ao mesmo tempo. Desta forma, programas bem desenvolvidos podem multiplicar em até várias vezes suas capacidades de execução.

Possuindo um total de 3.20 Ghz de processamento por núcleo, é atualmente o equipamento mais avançado de sua categoria, bastante recomendado principalmente para gamers hardcore. Seu preço médio está em torno de U$1029,00.

Placa Mãe
P6T6 WS Revolution

A placa mãe de um computador possui uma função muito importante: permitir a comunicação entre os diversos dispositivos de hardwares nela instalados. Em outras palavras, para que uma placa qualquer em seu PC atinja seu desempenho máximo, a sua motherboard deve suportar essa capacidade.

Para garantir que o hardware escolhido aqui seja o mais avançado do mercado, optamos por apresentar a  “P6T6 WS Revolution”, que foi desenvolvida pela Asus, conhecidíssima neste ramo. Seu lançamento ocorreu em meados do mês de novembro de 2008, portanto, ainda está bastante em evidência. Esta placa mãe suporta até 12 GB de RAM, possuindo vários slots PCI Express, ideal para a instalação de mais de uma placa de vídeo em paralelo, recurso que será explicado na seção de placas gráficas.

Como esperado, a “P6T6 WS Revolution” possui um ótimo suporte ao processador descrito na seção anterior, desta forma, propiciando um ótimo ganho de performance. O preço desta placa mãe gira em torno de  U$ 319,00.
Atingindo um ótimo desempenho com a placa de vídeo e memória

Para atingir o desempenho máximo na execução de programas e games, é imprecindível o uso da placa de vídeo mais avançada e da quantidade máxima de memória RAM que pode ser instalada na placa mãe. Pois, a capacidade de hardware é diretamente proporcional a performance obtida. Logo,  vamos comentar sobre as principais novidades relacionadas a estes componentes:

Placa de Vídeo
A placa de vídeo é um dos itens fundamentais a serem considerados no PC dos sonhos, principalmente para usuários fascinados por games. Imagine um jogo como Crisis rodando com a resolução máxima, sem nenhum travamento; o resultado obtido certamente será de encher aos olhos. Com base em diversas comparações realizadas em sites especialidados, foi concluído que a “Ati Radeon HD 4870 X2 Crossfire” é a mais robusta da atualidade.

ATI Radeon 4870

Na verdade, a Radeon HD 4870 X2 Crossfire é um esquema composto por duas placas de vídeo idênticas, com 1GB de memória cada uma, que são conectadas por uma tecnologia chamada de Crossfire. Desta maneira, o desempenho obtido é o máximo possível na atualidade, no ramo de games para desktop. É possível trabalhar com uma única placa, todavia, a performance é aproximadamente a metade do ideal.

Este ramo sempre propiciou batalhas entre a Nvidia Geforce a Ati Radeon, contudo, momentaneamente, essa última está um pouco na frente de sua concorrente. Preço sugerido desta placa: U$ 509 por unidade, U$ 1018 no total

Memória

Pentes de memória Corsair

Para a obtenção do desempenho máximo de um computador, não existe outra solução que não seja a instalação da quantidade máxima de memória no sistema, o qual depende muito do modelo de placa mãe escolhido. A nossa motherboard, a “P6T6 WS Revolution” suporta até 12 GB de RAM, o mesmo valor que será instalado na placa.

Essa placa mãe utiliza o modelo DDR3, o qual é o mais avançado da atualidade no mercado. Este modelo suporta o Triple-Buffering, o que consiste no fato que a instalação de três pentes idênticos propicia um bom ganho de capacidade. Como a “WS Revolution” possui seis slots para RAM, vamos usar dois conjuntos de três pentes, operando na freqüência máxima permitida (1866 Mhz).

Por ser uma das marcas mais confiáveis e de alto desempenho do mercado, os pentes da Corsair foram escolhidos para integrar o computador dos sonhos. Neste caso, teríamos 2 conjuntos de 6GB, sendo que cada um é composto por 3x2 GB. O preço de cada conjunto gira em torno de  U$ 247 x 2 = U$ 494.
Grandes capacidades nos dispositivos de armazenamento

No nosso computador de altíssima capacidade, não poderiam faltar dispositivos de armazenamento, para que o usuário não precise mais se preocupar com espaço de disco disponível. Do mesmo modo, serão abordados os equipamentos para os formatos de mídias mais novos do mercado. Portanto,  logo abaixo iremos discorrer sobre as principais tecnologias desenvolvidas para esta área.

Disco rígido
HD Seagate Barracuda

A cada dia que passa, programas, games e arquivos estão ocupando mais espaço no disco, fazendo com que  este fique lotado com mais facilidade. Por isso, discos rígidos de alta capacidade são extremamente necessários para que o usuário não precise ficar regulando a sua utilzação. Após uma pesquisa, verificamos que o HD de maior capacidade da atualidade é o Seagate Barracuda, que conta com incríveis 1,5 TB (1500 GB) de armazenamento.

Por sua vez, a placa mãe escolhida suporta até seis discos rígidos SATA instalados, contudo, por limitações físicas e de energia, vamos instalar somente dois Hds, mesmo porque 3 TB é realmente muito espaço. Na pesquisa efetuada sobre os preços do HD, concluímos que o valor médio de cada um deles é de U$ 150, o que resulta no total de U$ 300.

Drives de Blu-ray e DVD
Atualmente, a tecnologia de armazenamento Blu-ray é a mais  avançadas do mercado em seu ramo, portanto, não poderíamos ficar sem incluir um drive para a leitura e gravação deste tipo de mídia. Um único disco Blu-ray possui 25 GB de armazenamento na camada simples e 50 GB com camada dupla, chegando a comportar o equivalente a dez DVDs comuns.

Gravador de Blu ray

Portanto, um gravador e leitor de blu-ray torna-se extremamente necessário, visto a sua forte adoção pelo mundo da informática.  Por exemplo, o console Playstation 3 da Sony já utiliza o Blu-ray como mídia padrão. Nós encontramos um drive gravador pelo preço de U$ 399, também desenvolvido pela Sony.

Entretanto, o tradicional leitor e gravador de CDs e DVDs ainda é fundamental, visto que o drive de Blu-Ray é destinado especialmente para a sua mídia. Por sua vez, o dispositivo comum de leitura e gravação pode ser encontrado em qualquer loja de informática, em torno de R$ 100,00.

Escolhendo um visual bonito e a fonte de alimentação para o PC Perfeito
No nosso computador dos sonhos, o visual externo também é algo importante a ser considerado. Do mesmo modo, precisamos garantir que todos os componentes instalados poderão ser suportados pela fonte de alimentação. Conseqüentemente, também é necessário efetuar ótimas escolhas para  essas categorias

Impressionando com o Visual
Impressionando com o visual
Todo o hardware descrito até agora propicia um enorme impacto durante a execução dos jogos e programas, contudo, a parte física visual do pc também é muito importante. Normalmente, o primeiro ponto observado em um computador novo é o gabinete, o qual deve impressionar quem está olhando.

Existem muitos modelos de gabinete disponíveis, os quais podem ser verificados pela Internet, contudo, escolhemos um que representasse todo o poder contido na máquina. O resultado pode ser conferido aqui ao lado.

Como é possível perceber, este gabinete é bastante espaçoso, ideal para comportar todos os componentes de última geração apresentados neste artigo, os quais também possuem dimensões consideráveis. Preço estimado: U$189,00.

Gerenciando a energia
Em computadores de altíssimo desempenho a questão da energia deve ser cuidadosamente analisada, visto que processadores e placas de vídeo de última geração consomem muito, por causa de suas funcionalidades avançadas. Portanto, a adesão de uma nova fonte de alimentação deve seguir o mesmo padrão dos outros componentes:  a mais potente. Caso a escolha feita seja infeliz, os demais dispositivos na máquina podem queimar e se tornar inutilizáveis.

Após uma pesquisa, encontramos a Abs Tagan 1300W, que como seu próprio nome indica, possui incríveis mil e trezentos Watts de alimentação, o maior valor atual para computadores pessoais. Apesar de tanta potência, seu funcionamento é bastante silencioso, evitando assim a emissão de ruídos sonoros constantes. Seu preço médio está na faixa de U$ 469.

Fonte Abs Tagan

Escolha o sistema operacional adequado para aproveitar todo o desempenho da máquina
Uma vez a máquina dos sonhos totalmente montada, o sistema operacional deve ser escolhido para aproveitar todo o potencial existente de hardware. Neste caso, precisamos de um SO que permita que os acessos ao hardware ocorram de forma mais livre o possível. Para este propósito, sem sombra de dúvidas, o Windows Vista é o mais recomendado, na sua versão de 64 bits.

O Linux é bastante seguro e eficiente, e para que isso seja verdade, o sistema serve como intermediário entre o software e o Hardware. Contudo, isso gera uma perda de desempenho, comparado ao SO da Microsoft, o qual trabalha com acesso direto à memória. No caso do XP, ele já está ultrapassado e não suporta corretamente todas essas novas tecnologias. O uso do Vista de 32 bits não é uma boa opção, visto que consegue contabilizar somente até 4 GB da memória.

Versões do Vista
Voltando ao Vista 64 bits, existem várias versões de uso, recomendadas para perfis distintos de usuários. Entre elas, a partir do Premium já é possível obter um bom desempenho, entretanto, para quem não se importa com o investimento realizado, o Ultimate é o mais otimizado de um modo geral.

Como o Ultimate possui mais recuros do que as outras versões, você aproveitaria melhor todo o poder de sua máquina, visto a quantidade de ferramentas existentes por padrão no sistema. Seu preço estimado está na faixa de R$ 775,00.  

Veja o computador dos seus sonhos
Depois da descrição do computador dos sonhos de todo usuário e de seus principais componentes de forma individual, vamos reunir todas essas informações e demonstrá-las no formato que estaria sendo exibida em uma loja de informática. Para isso, criamos uma pequena tabela que exibe o resultado da pesquisa, apresentando também os preços encontrados:

Tabela de preços

* Como alguns equipamentos estão em reais, não é possível fazer uma contabilização completa em dólares. Cotação do dia 12 de dezembro de 2008, onde um U$ 1,00 equivale a R$ 2,34.

Conforme a tabela acima, obtivemos o valor total de R$ 10.742,00,  considerando que não incluímos na contagem periféricos como monitor, teclado, mouses, modems. Este valor é surreal para a maioria dos usuários, contudo, não há problema em sonhar em possuir um computador deste porte. Como dito no início do artigo, após ganhar um prêmio como a megasena, o que são apenas dez mil reais?

Este artigo apresentou o computador dos sonhos de uma maneira mais geral, contudo, no futuro, em novos textos,  vamos descrever sobre o PC dos sonhos para cada área, como games, servidores e estações de trabalho. Até lá, gostaríamos de pedir aqui a sua contribuição sobre o assunto e possíveis experiências sobre a utilização dos equipamentos descritos acima.

É, enfim sonhar é muito bom.
Fonte: Baixaki
Quanto custa para montar o computador dos seus sonhos? Quanto custa para montar o computador dos seus sonhos? Reviewed by Fabricio Araujo on 10:02:00 Rating: 5

10 comentários:

  1. Opa! A dica é bacana...apesar de não fazer um up grade desse nível, que é meu sonho de consumo...hehehe...semana que vem vou formatar a minha máquina e aumentar a configuração, processador e tds os itens pensáveis para ter um PC mais rápido...hehehe. As dicas são excelentes!

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Considerar um equipamento de dez mil reais como " máquina dos sonhos " é um pouco de exagero. Ante o poder de fogo de um hardware assim, este valor chega a ser ridículo...

    Como os preços estão cotados em dólar e, pelo que vi, para componentes adquiridos em solo norte-americano ( um hd de 1,5 TB por insignificantes 150-200 doletas, só mesmo por lá e isto eu mesmo já vi em New York ) faltou o detalhe da tributação brasileira.

    Com todas as taxas de importação, os tributos, custos operacionais das lojas que comercilizariam componentes assim, custo dos funcionários e previsão de lucro da empresa, além de inúmeros outros pequenos fatores, aí sim, o preço adquiriria valores absurdos. Na hipótese mais otimista, uma máquina dessas custaria uns 30 mil reais ( incluindo um LCD decente, mouse, webcam, teclado e caixas acústicas de responsa ). Só por curiosidade, entrem nos sites da Dell, no Brasil, e vejam o modelo XPS 720, depois dêem uma chegada no Allienware, nos EUA. Por lá vc monta um equipamento pouco inferior a este em termos de hardware por 9 mil e poucos dólares.

    Para mim, que sou fanático por equipamentos top ( apesar de não ter dinheiro para comprar um " dos sonhos " )quanto mais vc puder investir numa máquina, melhor. Prazer não tem preço.

    Um abraço, amigo e felicidades para vc !

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a montagem desse super computador, realmente está de acordo com os preços e quem dera pagar tudo isso só com 1 computador, seria um belo investimento com certeza.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Esse valor é pouco menos da metade do que paguei em agosto de 1995 por um DX4-100 com HD de 800 Mb(isso mesmo 800 Mb) e com 16 Mb de memória ram . Ah se eu pudesse voltar no tempo para pegar essa grana de volta !!

    ResponderExcluir
  5. Linux da dez a zero no windows, e não fica desatualizado!

    beijo

    ResponderExcluir
  6. po meu quem que nao queria um pc desse não!!!
    gostei muito desse computador,uma boa montagem é um computador dos sonhos mesmo!!!t+++++

    ResponderExcluir
  7. pois eh amigos...se naum fossen os inpostos...talvez daria pra genti conprar un computador igual a esse...+ os 30.000 reais ki o amigo flo ainda sao pokos...eu vi numa loja aki da minha cidade...un PC com uma 9800gt e 8 gb de RAM por R$ 31.000...ta loko...na minha opiniao esse PC valeria uns 45.000 a 50.000.

    ai ja fika dificil a genti conpra un!!

    abrassao a tds

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a montagem desse super computador, realmente está de acordo com os preços e quem dera pagar tudo isso só com 1 computador, seria um belo investimento com certeza.

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Esse valor é pouco menos da metade do que paguei em agosto de 1995 por um DX4-100 com HD de 800 Mb(isso mesmo 800 Mb) e com 16 Mb de memória ram . Ah se eu pudesse voltar no tempo para pegar essa grana de volta !!

    ResponderExcluir
  10. Considerar um equipamento de dez mil reais como " máquina dos sonhos " é um pouco de exagero. Ante o poder de fogo de um hardware assim, este valor chega a ser ridículo...

    Como os preços estão cotados em dólar e, pelo que vi, para componentes adquiridos em solo norte-americano ( um hd de 1,5 TB por insignificantes 150-200 doletas, só mesmo por lá e isto eu mesmo já vi em New York ) faltou o detalhe da tributação brasileira.

    Com todas as taxas de importação, os tributos, custos operacionais das lojas que comercilizariam componentes assim, custo dos funcionários e previsão de lucro da empresa, além de inúmeros outros pequenos fatores, aí sim, o preço adquiriria valores absurdos. Na hipótese mais otimista, uma máquina dessas custaria uns 30 mil reais ( incluindo um LCD decente, mouse, webcam, teclado e caixas acústicas de responsa ). Só por curiosidade, entrem nos sites da Dell, no Brasil, e vejam o modelo XPS 720, depois dêem uma chegada no Allienware, nos EUA. Por lá vc monta um equipamento pouco inferior a este em termos de hardware por 9 mil e poucos dólares.

    Para mim, que sou fanático por equipamentos top ( apesar de não ter dinheiro para comprar um " dos sonhos " )quanto mais vc puder investir numa máquina, melhor. Prazer não tem preço.

    Um abraço, amigo e felicidades para vc !

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.