Glossário de segurança - Vírus

A ameaça eletrônica de Vírus, não recebeu esse nome por um acaso. Os vírus de computador, são muitos parecidos com os que atigem os humanos. Eles possuem uma capacidade surpreendente de propagação e precisam de um outro "organismo" para ser executado, neste caso, algum programa ou documento.
As últimas "EPIDEMIAS" aconteceram em 1999, com a propagação do vírus Melissa; em 2000, com o ILOVEYOU e em 2004, com o Mydoom Worm.

Ultimamente, os vírus têm perdido a sua força. Mas algumas versões, como vírus de e-mail, que são capazes de se replicar com o envio automático para a lista de endereços do usuário, ainda provocam dores de cabeça nos usuários. Sem falar no Cavalo de Tróia(Trojan), que não é bem um vírus, mas sim um programa que finge ser um aplicativo ou um jogo, mas que na verdade provoca danos quando é executado, podendo, inclusive, apagar os dados do HD.

Glossário de Segurança

BOT - é considerado uma ameaça híbrica, já que reúne funções de Worm.
Cavalo de Tróia ou Trojan - é um programa nocivo e muito mal intencionado, que se passa por um programa legítimo(como um cartão virtual ou um jogo) para iludir o usuário, infectar o sistema e abrir portas de computador para que os hackers consigam capturar informações. 
Hacker - inicialmente designava indivíduos com conhecimento avançado de informática. Porém o termo ganhou outra conotação, servindo para identificar pessoas que invadem sistemas, propagam ameaças ou alterem páginas na internet. 
keylogger - trata-se de uma ferramenta capaz de capturar as sequências de teclas e imagens vistas pelo usuário do computador contaminado (durante a digitacão de senhas por exemplo), e de enviá-las a criminosos pela Web. 
SPAM - é um e-mail, comentário, recado não solicitado. Antes era usado apenas como forma publicitária, mas se transformou na principal forma de disseminação de pragas e golpes virtuais.
WORM - é uma ameaça capaz de se propagar automaticamente por redes como internet, como um verdadeiro verme. Porém, ao contrário dos vírus, ele não insere cópias de si próprio em outros programas.

Bom, é isso, espero ter ajudado :-)
Glossário de segurança - Vírus Glossário de segurança - Vírus Reviewed by Fabricio Araujo on 19:49:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.