A evolução das logos das grandes empresas

Você viu estes logotipos das grandes empresas em todo o lado, mas você já se perguntou como eles vieram a ser? Você sabia que a logo da Apple original foi Isaac Newton sob uma macieira? Ou que o logotipo original da Nokia era um peixe?

Vamos ver a origem dos logotipos das grandes empresas, e como eles evoluíram ao longo do tempo:

Adobe Systems:
Adobe Logos
Fonte: Adobe Press
Em 1982, os programadores John Warnock e Charles Geschke encerraram os seus trabalhos na Xerox para começar uma empresa de software. Eles deram o nome a essa nova empresa de Adobe. O seu primeiro foco foi criar um PostScript, uma linguagem de programação utilizada na editoração.

Quando era jovem, Warnock e Geschke fizeram tudo que podiam para economizar dinheiro. E foi com esse dinheiro que surgiu a primeira logo da Adobe produzida pelo Marva Warnock.

Apple Inc.

Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak ( "os dois Steves") projetaram e construíram um computador caseiro, o Apple I. Como Wozniak trabalhava para a Hewlett Packard. Os dois Steves tiveram de vender alguns dos seus prized posessions (Wozniak vendeu sua amada calculadora HP programável e Jobs vendeu seu antigo ônibus Volkswagen) para financiar a fabricação do Apple I motherboards.
Mais tarde naquele ano, Wozniak criou a próxima geração de máquinas: Apple protótipo. Ofereceram-o para a Commodore, e ficou ficaram no português popular "Lisos novamente". Mas as coisas logo começaram a mudar para a Apple, a empresa começou a conquistar vários clientes com os seus computadores.

O primeiro logotipo da Apple foi um complexo quadro de Isaac Newton sentado sob uma macieira. O logotipo foi inscrito: "Newton ... A Mind Forever Voyaging Through Strange Seas of Thought ... Alone." Foi desenhado por Ronald Wayne, que, juntamente com Wozniak e Jobs, efetivamente fundaram Apple Computer. Em 1976, após apenas duas semanas para trabalhar na Apple, Wayne abandonou o seu balanço (10% da empresa), para um pagamento único de 800 dólares, porque ele pensou que era muito arriscado a proposta da Apple! (Se ele fosse mantido, Wayne's stock valeria milhões!)

Os rumores dizem que a mordida no logotipo da Apple foi um cabeceamento de Alan Turing, pai da moderna ciência computacional que cometeu suicídio por cianeto-rendilhadas comendo uma maçã. Janoff, no entanto, disse em uma entrevista que, embora ele estava ciente da "byte / bite" pun (Apple's slogan na época: "Byte em uma Maça"), ele desenhou o logotipo, como tais, para "impedir a maçã da procura como um tomate cereja ". (Fonte)

Cannon
Cannon Logos
Em 1930, Goro Yoshida e seu cunhado Saburo Uchida criaram a Precision Optical Instruments Laboratory no Japão. Quatro anos mais tarde, eles criaram sua primeira câmera, chamada de Kwanon. Foi nomeado após o Kwanon, budista Bodhisattva da Misericórdia. O primeiro logotipo era uma imagem de Kwanon com 1000 armas e chamas.

Google

Em 1996, Larry Page e Sergey Brin, construiram um motor de busca que viria a se tornar o Google. Este motor de busca foi chamado BackRub, nomeado pela sua capacidade de analisar "back links" para determinar relevância de um site específico. Posteriormente, os dois renomearam seu motor de pesquisa para Google, um trocadilho da palavra Googol (que significa 1 seguido de 100 zeros).

Google

Google em 1998
Dois anos depois, Larry e Sergey abriram um portal de internet (que dominaram a web na época), mas não pôderam obter qualquer pessoa interessada em sua tecnologia. Em 1998, eles começaram o Google, Inc. em uma garagem do amigo, e o resto está na história.

O primeiro logotipo do Google, foi criado por Sergey Brin, depois que ele aprendeu a utilizar o software livre GIMP. Mais tarde, um ponto de exclamação parecido ao da Yahoo!  foi adicionado. Em 1999, a Consultora de Arte da Universidade de Stanford a Professora Ruth Kedar desenhou o logotipo do Google que a empresa usa até hoje.
Google
A primeira Google Doodle: Burning Man Festival 1998

IBM

Fonte: Arquivos IBM
Em 1911, a International Time Recording Company (ITR 1888) e a Computação Scale Company (1891) fundiram para formar a Computing-Tabulating-Recording Company. Em 1924, a empresa adotou o nome International Business Machines Corporation e uma nova e moderna logotipo. E começou a trabalha com manutenção de manutenção de sistemas de tempo, balanças, cortar carne, etc...
No final dos anos 1940, a IBM iniciou uma difícil transição de punched-card para computadores, chefiada pelo seu CEO Thomas J. Watson. Para manifestar esta mudança radical, em 1947, a IBM mudou seu logotipo pela primeira vez em mais de duas décadas: um simples logotipo tipográfico.
Em 1956, com a liderança da empresa a ser transmitida ao filho de Watson, Paul Rand mudou o logotipo da IBM, para ter "uma forma mais sólida, fundamentada e equilibrada" e, ao mesmo tempo, ele fez a mudança sutil o suficiente para se comunicar que há continuidade na passagem do testemunho da liderança de pai para filho.

A última grande mudança no logotipo da IBM, foi em 1972".

LG Electronics

A LG começou sua vida com a fusão de duas empresas: Lucky (ou Lak Hui) (1947), e GoldStar (1958), uma fábrica de rádio. Lucky Chemical se tornou famoso na Coréia por criar o Lucky Cream, com um recipiente que ostentam a imagem da estrelinha de Hollywood  Deanna Durbin. A GoldStar evoluiu da fabricação apenas de rádios para fazer todo tipo de eletrônicos e eletrodomésticos.
Em 1995, a Lucky Goldstar mudou seu nome para LG Electronics . Na verdade, a LG é uma chaebol (um conglomerado sul-coreano), por isso, há todo um leque de empresas que a LG também mudaram seus nomes, tais como LG Chemicals, LT Telecom, e até mesmo uma equipe de baseball chamado a LG Twins. Estas empresas adotaram a todos "Life is Good" que você vê muitas vezes juntamente com o seu logotipo.

Curiosamente, a LG nega que o seu nome atual seja a sigla de Lucky Goldstar ... ou qualquer outra expressão. Eles são apenas "LG".

Microsoft

Fonte: Coding Horror
Em 1975, Paul Allen (que depois foi trabalhar na Honeywell) e seu amigo Bill Gates (então um sophomore na Universidade de Harvard) criaram um novo Altair 8800 da Micro Instrumentação e Sistemas de telemetria ou MITS. Foi o primeiro computador pessoal lançado na história.

Mozilla Firefox

Em 2002, Dave Hyatt e Blake Ross criaram um web browser open-source que finalmente se tornou o Mozilla Firefox. Na primeira vez, foi intitulado de Phoenix, mas este nome simplesmente não deu certo e foi mudado para Firebird. Novamente, o substituto nome decorreu em virtude de um problema de software existente. Terceira vez o encanto: o navegador da Web foi re-nomeado o Mozilla Firefox.

Nokia

Em 1865, Knut Fredrik estabeleceram uma fábrica de celulose, em Tampere, no sudoeste da Finlândia. Ele assumiu o nome de Nokia após mover o moinho à margem do rio Nokianvirta na cidade de Nokia. A palavra "Nokia", em finlandês, a propósito, um meio escuro, peludo animal que agora chamamos o Pine Marten doninha.

A empresa moderna, sabemos como a Nokia Corporation foi realmente uma fusão entre a Finnish Rubber Works (que também usou uma marca Nokia ), o Nokia Wood Mill, e o finlandês Cable Works em 1967.

Antes entrar para o ramo de telecomunicações e telefones celulares, a Nokia produziu produtos de papel, pneus de bicicletas e carros, sapatos, televisão, produtores de eletricidade, e assim por diante.
Fonte: The Evolution of Tech Companies' Logos
A evolução das logos das grandes empresas A evolução das logos das grandes empresas Reviewed by Fabricio Araujo on 15:32:00 Rating: 5

6 comentários:

  1. Muito legal a matéria Fab, parabéns.
    Muito interessante a migração, e toda essa história.

    ResponderExcluir
  2. Texto ótimo, todos deveriam ver. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Xupado e copiado de um post que num çlembro o site mas o titulo era do tipo... a evolução dos logo de infortica... copie mas pelo menos deem credito ao autor... isto é feio roubo de text...

    ResponderExcluir
  5. Amigo isso não é cópia não, isso foi apenas uma tradução, e os créditos estão ai, se não viu pode conferir, a fonte original está citada no texto, antes de falar alguma coisa no site/blog dos outros, você deveria verificar ta ok?? Da próxima vez, procure sempre dá uma olhada antes de está falando besteira.

    ResponderExcluir
  6. Texto ótimo, todos deveriam ver. Parabéns.

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.