O que é SATA?

Portas SATA
O Serial ATA (SATA) é uma tecnologia de transferência de dados de interface para conexão de host bus adapters (mais comumente integrados em computadores laptop e desktop motherboards) para dispositivos de armazenamento de massa (como discos rígidos e drives ópticos).
Conceitualmente, SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é um "substituto" para os mais velhos padrões AT Attachment (ATA). Os adaptadores SATA, comunicam-se com a placa mãe, através de cabos de alta velocidade.

A tecnologia SATA oferece várias vantagens sobre os antigos paralelos ATA / "EIDE": No SATA foi reduzido o cabo e custo (7 pinos x 40 pinos), mais rápido e mais eficiente a transferência de dados, bem como a capacidade de remover ou acrescentar dispositivos em funcionamento (hot swapping ).

A taxa de transferência do padrão Serial ATA é de 1.500 Mbps. Como este padrão utiliza o esquema de codificação 8B/10B (o mesmo esquema de codificação usado nas redes Fast Ethernet) – onde cada grupo de oito bits é codificado em um sinal de 10 bits – sua taxa de transferência efetiva é de 150 MB/s.
O padrão Serial ATA começou a ser desenvolvido oficialmente no ano de 1997 e surgiu a partir de uma iniciativa da Intel junto com cerca de 70 empresas (fabricantes de discos, computadores e componentes).

Curiosidades:
Ano de criação: 2003
Número de dispositivos: 1
Capacidade: 1.592654 Gbit/s, 3.0 Gbit/s, 6.0 Gbit/s
Estilo: Serial
O que é SATA? O que é SATA? Reviewed by Fabricio Araujo on 14:02:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Os HDs SATA dominam o "mercado" atual, é muito difícil encontrar os IDEs, passei por esse "sufoco" com um cliente que queria colocar um segundo HD em sua máquina, foi uma "batalha" para encontrar, fora o detalhe que custa praticamente o dobro do SATA.

    ResponderExcluir
  2. Legal Fabrício!
    Tirou algumas dúvidas em relação a esse hardware. Não sabia se meu hd era ata ou sata, agora já sei.
    valeu

    samyr/http://www.boobyte.com.br

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.