nLite: Deixe o XP do seu jeito!

Crie instalações personalizadas agregando pacotes de atualização, drivers e muito mais.

O nLite é um utilitário gratuito e completo, que permite criar Cds de instalação personalizados para determinadas máquinas e versões do Windows. A integração de drivers e atualizações é conveniente por diversos motivos, em especial para dar agilidade em procedimentos de instalação e reinstalação, e evitar que você perca tempo baixando centenas de megabytes de atualizações e correções e, ainda facilitar o solucionamento de conflitos de hardware ou a detecção incorreta pelo sistema das placas e dispositivos presentes no computador. Além disso, o programa permite que você preconfigure a instalação, adicionando ou removendo recursos e programas que estão presentes por padrão no disco de instalação.
Com isso, você cria uma solução adaptada às suas necessidades, economiza tempo e ainda se certifica que sempre vai ter um sistema atualizado e que não vai lhe dar dor de cabeça no momento da instalação.
O nLite pode ser baixado no endereço www.nliteos.com. Trata-se de um pequeno utilitário de pouco mais de 1MB. A instalação é super simples, basta concordar com os termos da licença e clicar no botão prosseguir.

nLite


Assim que executado, na primeira tela o programa permite que você modifique o idioma padrão para o português e também apresenta as versões do Windows suportadas por este utilitário Windows 2000 (Pro, Server e Advanced Server), Windows XP (Pro, Home, MCE, N e X64 Pro e Windows Server 2003 (Standard, Web, Enterprise, x64 e R2). No meu exemplo, eu irei utilizar o Windows XP Professional SP3.
Clique próximo na tela, e indique o local em que se encontram os arquivos originais de instalação do Windows.


nLite

A próxima tela permite importar modificações de versões anteriores de configurações geradas dentro do nLite.

nLite

Se você não tiver feito nenhuma modificação anterior, pode clicar em próximo para passar para outra tela.

A seguir você verá oito botões com ações disponíveis dentro do nLite. Eles estão divididos em quatro categorias, integração, remoção, instalação e criação. De cima para baixo, temos as seguintes opções:

Service Pack Integrado: Auto-explicativo, copia os arquivos dos ultimos services packs para dentro da instalação que vao ser criada.

Atualizações Criticas e Add-Ons: Adiciona Hot fixes e updates extrar que estão fora do service pack, em executáveis individuais.

Integração de drivers: Nessa seção, escolha os drivers dos dispositivos instalados em seu computador ou de backups feitos com programas como o Driver Genius.

Remoção de componentes: Possibilita tirar da instalação gerada componentes padronizados pela Microsoft.

Instalação Automática: Aqui, você entra com as configurações que serão solicitadas no curso da instalação, evitando que ela pare diversas vezes para pedir informações.

Opções: Aqui você define outras configurações sobre a instalação a ser gerada.

Otimizações: Opção para deixar a instalação mais veloz.

Criar uma imagem ISO auto executável: Cria uma imagem de disco bootável para gravar em programas como o Nero ou similares.


nLite

Para selecionar, clique em cada um dos botões desejados e espere a bolinha sinalizaadora mudar para verde e clique em próximo.

Agora vou indicar alguns componentes que recomendo que você remova do seu cd do Windows XP:


nLite

Aplicações: NTBackup, Opções de acessibilidade, Pinball, Visualizador de portifólios - clipbook viewer.

Multimídia: Músicas de Exemplo

Opções do Sistema Operacional: .Net FrameWork, Assistente de Busca, Assistenta para limpeza da área de trabalho, Tour.

Rede: Msn Explorer, Windows Messenger.

Diretórios: DOCS, SUPORT, VALUEADD

A seguir, você irá para seção de instalação automática, onde deve informar as informações solicitadas no curso da instalação do Windows. Cada aba pergunta sobre informações diferentes.


nLite


Em seguida você irá para uma aba de otimizações, escolha as opções que você acha melhor.
nLite

A seguir o nLite permitirá que você escolha o método para gravar a nova instalação compilada. Você pode escolher gravar direto e neste caso o nLite funciona como o próprio programa de gravaçã. Outra alternativa é gerar uma imagem ISO para gravação posterior pelo Nero ou outro programa do gênero.
nLite: Deixe o XP do seu jeito! nLite: Deixe o XP do seu jeito! Reviewed by Fabricio Araujo on 15:58:00 Rating: 5

2 comentários:

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.