Glossário de informática de E a H

Glossário de Informática
Continuando a série de postagens do Glossário de Informática, agora veremos: O Glossário de E a H.

E-COMMERCE: É a denominação em inglês para eletronic commerce, ou seja, operações de comércio eletrônico que utilizam a internet como ferramenta ou meio de transações.

E-MAIL: Correio Eletrônico

E-MAIL MARKETING: Uso do correio eletrônico para a realização de ações de marketing. Entretanto, para ser legalizada, esta prática deve ser realizada somente com a autorização do dono do e-mail.

ENDEREÇO IP: Os endereços IP são expressos em números como 255.255.255.255. O DNS fica responsável por transformar os endereços IP em nomes de máquinas, como www.blogwindows.org e vice versa.

ETHERNET: Padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão.

FAQ: É a sigla em inglês para Frequently Asked Questions. Trata-se de um documento com perguntas e respostas mais comuns sobre um assunto específico. Grupos de discussão e listas de distribuição costumam ter a sua própria FAQ. Faz parte do bom comportamento do internauta (netiqueta) ler a FAQ do grupo antes de fazer uma pergunta. Sua função é justamente reunir informações básicas sobre um assunto para que cada novo integrante do grupo não repita perguntas já respondidas anteriormente.

FIREWALL: Sistema de segurança cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede, evitando que pessoas não autorizadas acessem sua rede. As empresas utilizam firewall para proteger suas redes internas conectadas à internet contra a entrada de usuários não autorizados.

FÓRUM: É um termo genérico para designar um grupo de discussão.

FREEWARE: É um software distribuído gratuitamente pela internet e que permite ilimitado números de cópias, além de não exigir nenhum tipo de registro nem o pagamento da licença para o uso. Diferente do software de domínio público, o autor do freeware mantém os direitos autorais sobre o produto e pode impedir sua modificação, comercialização ou inclusão em um pacote de programas.

FTP: É a sigla em inglês para File Transferer Protocol, ou seja, protocolo de transferência de arquivos usados na internet. Frequentemente utilizado para copiar arquivos da internet para o computador do usuário e vice-versa. O usuário precisa ter uma conta no FTP, com login e senha, exceto para FTP anônimo.

GATEWAY: Sistema que faz a ponte entre dois ou mais sistemas que usem protocolos de comunicação internos diferentes, isto é, incompatíveis.

GHz: GigaHertz

GIF: É a sigla em inglês para Graphics Interchange Format, tipo de imagem compacta usada nas páginas da Web, pois cria arquivos de imagens de tamanho relativamente pequeno em relação aos outros formatos. A sua versão animada permite a simulação de imagem em movimento. Entretanto, o tipo de compactação utilizada no formato GIF funciona melhor quando a imagem tem áreas contínuas da mesma cor e, principalmente, poucas cores. Por isso, não é muito recomendado para fotos, onde utiliza-se o formato JPEG.

HANDHELD: Computador de mão, portátil, também conhecido como PDA, pocket PC ou palm top.

HARD DISK: Disco Rígido

HARDWARE: Termo genérico para equipamentos de informática, por exemplo, microcomputador, discos rígidos, memória, impressora, scanner, entre outros.

HELP DESK: Serviço de apoio aos usuários para resolver problemas técnicos.

HOST: É a denominação para Computador Central, ligado permanentemente à rede que mantém um repositório de serviços para outros computadores da internet. Também pode ser chamado por Servidor ou .

HTML: É a sigla, em inglês, para Hypertext Markup Language, a linguage utilizada na maioria das páginas de informação da Web, pois permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet até por correio eletrônico. Além da facilidade de criação, já que pode-se criar um documento HTML com ligação para qualquer outro arquivo na internet, basta um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem para escrever documentos HTML. Esses códigos (conhecidos como tags) sevem para indicar a funçãoo de cada elemento da página Web. Existem programas específicos, chamados editores HTML, com ferramentas próprias que facilitam a criação de arquivos baseados nessa linguagem.

HTTP: É a sigla em inglês para Hypertext Transport Protocol, isto é, um protocolo que define como duas máquinas ou programas devem transferir entre si dados e comando no formato da Web.

HUB: É a denominação dada ao equipamento para onde convergem dados que chegam de uma ou várias fontes e seguem para um ou vários destinos, dependendo do tipo e do comando recebido. Pode incluir uma Switch ou um roteador.

Leia também:
Glossário de Informática de A a D
Glossário de Informática de E a H
Glossário de Informática de I a L
Glossário de informática de E a H Glossário de informática de E a H Reviewed by Fabricio Araujo on 06:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.