Teste/Instale o Google Chrome OS

A estreia pública do Google Chrome OS mostrou um grande alvoroço em usuários do Linux e Windows, por ser um sistema operacional todo baseado no Navegador Google Chorme. Como ele é de código aberto, você tem a chance de experimentá-lo por sua conta em risco. Então eu vou mostrar um passo-a-passo para executá-lo em alguns minutos. Você nem precisa se preocupar em formatar o HD, pois o arquivo que você irá baixar é um HD Virtual do WMware Workstation. Você também poderá utilizá-lo no Virtual Box, que tem as mesmas funções do VMware, e o melhor é grátis.

Primeiro, você precisa obter uma imagem do Chrome OS. Você pode fazer isso usando esse .torrent (para baixar arquivos torrent, você irá precisar do Utorrent). Quando você terminar de baixar o arquivo com o Utorrent, você verá que o arquivo está compactado no formato .BZ2, então você irá precisar descompactá-lo com o WinRAR ou qualquer outra ferramenta de compressão.

Feito isso, baixe o Virtual Box ou se você preferir, utilize o WMware (no tutorial irei utilizar o VMware). Após isso, abra o VMware (ou Virtual Box) e clique em File -> New -> Virtual Machine, irá aparecer a seguinte tela:


Clique em Avançar (Next) e em Avançar novamente:

Clique em Avançar (Next) novamente, e na próxima tela selecione as opções Linux e Ubuntu (com outras opções, o sistema poderá não funcionar corretamente):

Depois do passo descrito acima, clique apenas em avançar (Pois é somente o local onde os arquivos da Máquina virtual irão ficar), clique em avançar novamente e selecione a opção one (Número de Processadores), após isso selecione o tanto de memória que o Google Chrome OS deverá utilizar, recomendado pelo menos 256MB. Clique em Avançar, e em Avançar novamente e chegue na opção Select a Disk e selecione Use an existing virtual disk e clique em avançar:

Após isso, selecione o local onde você descompactou o arquivo chromeos-image-999.999.32309.211410-a1.vmdk e clique em Avançar:
Após isso, poderá aparecer a seguinte mensagem, mas clique em OK e prossiga:

Pronto! Seu Google Chrome OS já está disponível para uso, agora vamos executá-lo. Para isso selecione Ubuntu (ou o nome escolhido por você) e clique em Start this virtual machine. Depois disso, o sistema irá inicializar normalmente, chegando na tela de login digite em username e password markchromes e tecle enter:

Você já está dentro agora é só explorar. Para ser honesto, tudo parece muito semelhante ao Google Chrome (Navegador), mas existem algumas diferenças fundamentais. Observe o indicador de vida da bateria no menu de opções no canto direito superior. Também tente brincar com a 'Nova Janela' funções - você vai descobrir que é difícil (senão impossível) navegar entre as várias janelas. E muito cuidado com o gerenciador de Bookmarks. Tanto quanto eu posso dizer, não há nenhuma maneira fácil de sair dela - você terá de criar manualmente um novo indicador, que vai chutar você de volta para o modo de navegação uma vez que você clicar nele. Ah, e boa sorte para encontrar o botão de desligar o computador, porque eu não encontrei. Se você encontrar, por favor me avise, porque estou procurando até agora.
Teste/Instale o Google Chrome OS Teste/Instale o Google Chrome OS Reviewed by Fabricio Araujo on 07:00:00 Rating: 5

7 comentários:

  1. Estou aguardando muito tempo por este sistema operacional, quero instalar em um netbook que não tem HD, ele tem apenas 2 Gigas de memória Flash e sofro com falta de espaço,
    Se for instalado, o Google Chrome OS ocupa muito espaço?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. jackweb, ele utiliza pouquíssimo espaço em disco, ele instalado no HD fica em torno de 800 MB.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rodei no Virtualbox e fica lento pra caramba. Não funciona o áudio.

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo para não ficar lento, você deve adicionar o máximo de memória que puder para o Google Chrome OS.

    ResponderExcluir
  5. http://www.informaniacos.net/ChromiumOS/menu/

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, apesar do link não ter nada haver com o post, vou deixar porque achei interessante.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário nesse post.
- Receba a resposta por e-mail, clique em inscrever-se por e-mail.
- Não use palavras de baixo escalão.
- Quer mostrar seu blog? Use a opção Open ID.
- Se selecionar a opção Nome/URL na URL digite http:// na frente do endereço do seu blog.
- Quer falar somente com o Autor? Então clique Aqui.

Muito obrigado por sua visita e volte sempre!

Tecnologia do Blogger.