Um shortcode é uma tag especial para adicionar a um post e que será substituído por um conteúdo diferente quando na você visualizar o post já publicado. Você pode usar essa função para mostrar um vídeo do Youtube, mostram seus últimos tweets, ou até mesmo personalizá-lo como quiser.

Vamos dizer que eu quero adicionar um anúncio do AdSense no meu post. Eu poderia ir para o modo HTML do editor de conteúdo WordPress e copiar e colar o bloco de código do Adsense nele, então bastaria adicionar a tag:

[ adsense]

Quando você for visualizar seu post já publicado, irá ver que o shortcode foi substituído com o bloco de anúncios Adsense. Vejamos como criar esse shortcode a seguir.

Como criar um Shortcode?
Felizmente, o WordPress torna bastante fácil a criação de shortcodes, então vamos realmente aprender a como implementar o shortcode [ adsense]. A primeira coisa que precisamos fazer é definir uma função que gera o código do Adsense real. Todo o código a seguir deve está no arquivo functions.php em seu tema, então adicione o seguinte código:

add_shortcode('adsense', 'get_adsense');
function get_adsense($atts) {
return '<script type="text/javascript"><!--
google_ad_client = "pub-546321545321589";
/* 468x60, criado10/04/2011 */
google_ad_slot = "54321565498";
google_ad_width = 468;
google_ad_height = 60;
//-->
</script>
<script type="text/javascript"
src="http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">
</script>';
}

A função pode ser qualquer uma como um widget do Twitter, um vídeo do Youtube ou qualquer outra coisa, basta substituir o código que está entre as aspas ‘ ‘ após o return. Você também pode alterar o termo adsense, para isso substitua as palavras adsense por qualquer uma outra, como youtube.

É isso aí!

Para usar esse shortcode, basta adicionar [ adsense] em qualquer parte do seu post.

PS: Estou usando um espaço entre [ e adsense pois esse shortcode está configurado aqui em meu tema.
[hostgator]