Nos últimos dias, sugiram grandes rumores dizendo que a Apple rastreava a localização de donos de iPhones e iPads. O iPhone e iPad, ambos salvam a sua localização em um banco de dados no telefone, informações como o a localização via GPS e pontos de acesso.
A Apple confirmou que a empresa não está rastreando a sua localização, nunca fez isso, ou nunca planejou. O banco de dados é simplesmente para fazer encontrar a sua localização mais rápida e precisa (Veja o anúncio da Apple).

Por que o meu iPhone registra a minha posição?

O iPhone não está registrando a sua localização. Pelo contrário, apenas mantém um banco de dados de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno de sua localização atual, alguns dos quais podem estar localizados a mais de cem milhas de distância do seu iPhone, para ajudar o seu iPhone de forma rápida a calcular com precisão a sua localização quando solicitadas. Calculando a localização de um telefone usando apenas dados de satélites GPS pode demorar até vários minutos. O iPhone pode reduzir esse tempo para apenas alguns segundos usando hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular para localizar rapidamente os satélites GPS, e até mesmo sua localização triangular utilizando apenas hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular quando o GPS não está disponível (como no interior ou nos porões). Estes cálculos são realizados ao vivo no iPhone usando um banco de dados de origem de hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular que são gerados por dezenas de milhões de iPhones e enviam as localizações geo-tags nas proximidades de hotspots Wi-Fi e torres de celular em modo anônimo e de forma criptografada para a Apple.

De acordo com o site Macrumors.com, a Apple estava apenas recebendo dados anônimos que são criptografados e não utilizavam esses dados para descobrir a sua identidade.

A Apple já está trabalhando em uma atualização para o iPhone, que deverá divulgar nas próximas semanas, que vai abordar as questões de localização. A atualização do iOS irá reduzir a quantidade de hotspots Wi-Fi e torres de celular registrados no telefone e irá apagar o cache local completamente quando os serviços de localização estiverem desativados.

Essa atualização já está disponível: iOS 4.3.3 já está disponível para download