O BackTrack 5 é baseado no Ubuntu Lucid LTS, possui o Kernel Linux 2.6.38, pode usar o ambiente gráfico KDE ou GNOME e esta completamente opensource, compatível com a licença GPL.

BackTrack é uma distribuição linux voltada a teste de penetração, atualmente na sua versão 5  tem um banco de dados atualizados com varias ferramentas de teste para penetração web, redes, sistemas operacionais, bancos de dados etc.

BackTrack é destinado a todos os públicos que vão desde o profissionais de segurança mais experientes ate aos recém chegados no campo da segurança da informação. BackTrack é a maneira mais rápida e fácil de encontrar e atualizar o maior banco de dados ferramentas para testes de segurança do mundo. A comunidade dos usuários BackTrack vai  desde testadores de penetração qualificados no domínio da segurança da informação, entidades governamentais, tecnologia da informação, os entusiastas de segurança até os novos indivíduos para a comunidade de segurança.

Não deixe de visitar o site oficial do projeto http://www.backtrack-linux.org/ e baixar a melhor  distribuição linux para teste segurança.