Ubuntu é um sistema operacional de computador baseado na distribuição Debian GNU/Linux, é distribuído como software livre e de código aberto com software proprietário adicionais disponíveis.

É nomeado após o princípio ético Sul Africano Ubuntu (“humanidade para os outros”). O Ubuntu fornece um sistema operacional estável para o usuário médio, com um forte foco na usabilidade e facilidade de instalação.

O Ubuntu é composto de muitos pacotes de software, dos quais a grande maioria é distribuído sob uma licença de software livre (também conhecido como código-fonte aberto). A licença mais utilizada é a GNU General Public License (GNU GPL), que, juntamente com o GNU Lesser General Public License (GNU LGPL), declara explicitamente que os usuários têm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, modificar, desenvolver e melhorar a software.

O Ubuntu é patrocinado pela empresa sediada no Reino Unido Canonical Ltda., de propriedade de um empresário sul-Africano Mark Shuttleworth. Ao manter o Ubuntu livre e de código aberto, a Canonical é capaz de utilizar os talentos da comunidade de desenvolvedores em elementos constitutivos do Ubuntu. Em vez de vender o Ubuntu, a Canonical cria receitas com a venda de apoio técnico e da criação de vários serviços ligados ao Ubuntu.

Empresa: Canonical
Ano: 2010
Tamanho: 699,44 MB