Para quem ainda não conhece o RetroPie, ele é um sistema operacional baseado no Debian (Raspbian) que permite transformar seu Raspberry Pi, além de outros dispositivos, em uma máquina de games retrô, emulando jogos de Atari, NES, Super Nintendo, Nintendo 64, Neo-Geo, Playstation 1, PSP e outros sistemas.

O jeito mais fácil de instalar o RetroPie é baixando uma imagem pronta e gravar no seu cartão SD. Mas antes. vamos conferir os requisitos básicos:

  • Raspberry Pi (A, A+, B, B+, 2, Zero, ou 3) – é recomendável o uso de um Raspberry Pi 3 Modelo B para um melhor desempenho
  • Case (opcional)
  • Cartão MicroSD (recomendado usar um de pelo menos 8 GB)
  • Leitor de Cartão SD
  • Cabo HDMI ou RCA
  • Fonte de 5V 2A com conector Micro USB (2.5A para o Pi 3)
  • Teclado e Mouse USB (opcional)
  • Controle USB (eu uso um de Xbox One)

1 – Instalando:

Vá até a página de downloads do RetroPie, baixe o arquivo correspondente ao modelo do seu Raspberry Pi e em seguida extraia-o com o WinRAR ou 7-Zip:

Com o arquivo baixado e extraído, agora é a vez de instalar o Win32 Disk Imager. É ele que vai escrever a imagem pronta do RetroPie em seu cartão SD.

Abra o Win32 Disk Imager e selecione o arquivo *.img que foi extraído e em seguida selecione a unidade correspondente ao seu cartão Micro SD e depois clique em Write:

Agora é só esperar o processo terminar, colocar o cartão micro SD em seu Raspberry Pi e partir para o próximo passo.

2 – Configurando os Controles

Após o primeiro boot você verá uma tela de bem vindo, nela você poderá configurar o seu controle.

Pressione qualquer botão do controle ou teclado e verifique se o mesmo foi detectado:

Agora siga as instruções da tela para concluir a configuração do seu controle:

No final da configuração do controle você verá o botão ‘hotkey’ que por padrão é configurado para o botão select do seu joystick ou barra de espaço caso esteja usando um teclado.

As hotkeys são atalhos (combinações de teclas) que executam ações específicas como sair do emulador (select + start), resetar o jogo (select + b), etc.

Com tudo configurado, agora só falta transferir os jogos para o seu novo console.