Existem 2 meios fáceis de se transferir ROMs para o RetroPie, o mais fácil e prático na minha opinião é via rede (SMB ou SFTP), mas também é possível transferir os seus jogos através de um Pendrive ou HD externo.

Existem basicamente três maneiras de transferir ROMs para o RetroPie. A primeira delas é usando um dispositivo USB.

Transferindo ROMs através de um dispositivo USB

O seu dispositivo tem que estar formatado em FAT32 ou NTFS.

  1. Crie uma pasta chamada retropie (em letras minúsculas) na raiz do seu dispositivo USB
  2. Conecte seu pendrive ao Raspberry Pi e aguarde alguns instantes até que o RetroPie transfira alguns arquivos e crie as pastas necessárias para a adição de ROMs
  3. Remova o seu dispositivo e conecte-o a um PC
  4. Copie suas roms paras as suas respectivas pastas (roms de super nintendo vão em retropie/snes)
    conecte o seu pendrive novamente no RPI e aguarde o término da cópia
  5. Reinicie o Emulation Station (menu > quit > restart Emulation Station)

Transferindo ROMs através da rede

Através dos compartilhamentos de rede Samba

Na minha opinião esse é o jeito mais fácil, já que assim é possível transferir jogos (ROMs) de qualquer computador, celular ou tablet conectado na mesma rede do RetroPie.

Usando o Windows, você só precisa digitar \\retropie no Windows Explorer (o usuário é pi e a senha raspberry caso seja necessário) e em seguida copiar os jogos para a respectiva pasta do emulador (no caso do SNES é \ROMS\SNES):

Através do protocolo SFTP

SFTP ou SSH File Transfer Protocol também chamado Secure File Transfer Protocol é um protoclo de rede que permite a transferência segura de arquivos através da rede entre 2 ou mais computadores.

Para isso, é necessário que o seu Raspberry Pi e PC estejam conectado à mesma rede (via cabo ou wifi). Além disso, no Windows, também é necessário fazer o download e instalação do programa WinSCP.

Abra o WinSCP e conecte-se ao RetroPie:
Procotolo: SFTP
Host: retropie (também pode ser o ip)
Usuário: pi
Senha: raspberry

Após a conexão você estará no diretório home do usuário pi, após isso vá até /RetroPie/roms e você verá uma lista de pastas com o nome de vários consoles. Caso queira adicionar ROMs de Super Nintendo, vá até a pasta snes e arraste as suas ROMs para dentro dela: