Conforme relatado pela Sony, o motivo da paralisação da Playstation Network foi um ataque de hackers que fez a Sony desativar temporariamente a PSN e começar a reconstruir o sistema.

Embora os jogadores de lugares estejam tristes em ver que eles não conseguem acessar o serviço, a Sony informou que há um maior problema pelo ataque dos hackers. Em um post em seu site, a Sony alega que, entre 17 de abril e 19 de abril, as informações da conta de alguns usuários do serviço PSN e Qriocity foram comprometidas devido à invasão.

Assim como tomaram a atitude de desativar temporariamente os serviços da PSN e Qriocity eles entraram em contato com uma empresa de segurança para que possam realizar uma investigação completa sobre o assunto. Infelizmente para os seus usuários, praticamente todas as informações pessoais que forneceram estão em risco, incluindo nome, endereço, país, e-mail, data de nascimento, login e senha PSN/Qriocity, PSN ID e até mesmo uma chance de que seu histórico de compras, endereço de cobrança, respostas de segurança de senha e número do cartão de crédito – juntamente com a data de validade podem ter sido levadas também.

A Sony pede aos seus usuários que estejam cientes de que qualquer e-mail, telefone ou carta que venha pedir informações em nome da Sony deverá ser um golpe. A Sony não irá entrar em contato de qualquer maneira em relação ao incidente. Assim que os serviços da PSN e Qriocity esteja novamente on-line é recomendado trocar a senha e login (se puder) de todos os sites que você utiliza com o mesmo e-mail.

A empresa afirmou que seus usuários poderão utilizar alguns dos serviços online já em uma semana.