As vendas de smartphones cresceram 73% em comparação ao ano passado, segundo a empresa de pesquisas Canalys. No segundo trimestre de 2011 foram vendidos 107,7 milhões de “celulares inteligentes” no mundo todo.

Como outras pesquisas já vinham apontando, o Android continua sendo “o dono da festa”. Das 56 regiões monitoradas pela pesquisa, a plataforma da Google estava presente em 35. As vendas de dispositivos Android subiram 379%, atingindo 51,9 milhões de unidades.

Na onda do Android, Samsung, HTC, LG, Motorola, Sony Ericsson, ZTE e Huawei também viram suas vendas cresceram, impulsionando o sucesso do robô verde, chegando à marca de 48% do mercado no período. A Ásia é o maior mercado de Android do mundo, onde foram vendidos 39,8 milhões de aparelhos, seguidos da Europa, África e Oriente (35 milhões) e Américas (32,9 milhões).

Android exerce um papel de destaque na Coréia do Sul, onde detém 85% do mercado. Uma explicação razoável seria a forte presença da Samsung e LG, ambas empresas coreanas que apostam no Android.

iOS do iPhone também cresceu, superando o Symbian com um marketshare de 19% e vendendo 20,3 milhões de unidades no segundo trimestre. Esse número também tornou a Apple a maior fabricante de smartphones do mundo, superando a Nokia pela primeira vez na história. Com o lançamento da próxima geração do iPhone, esse número deve crescer ainda mais no próximo trimestre.

Samsung se tornou a maior fabricante de smartphones Android do mundo, vendendo 17 milhões de unidades, um crescimento de 421% em relação ao mesmo trimestre do ano passado

Nokia, apesar de ter perdido mercado e ter sido ultrapassada por Apple e Samsung, ainda é líder nos países do BRIC: Brasil, Rússia, China e Índia, mostrando sua força em mercados emergentes. Por fim, a RIMvem atravessando um momento difícil, principalmente na América do Norte, onde viu sua participação cair de 33% um ano atrás para apenas 12% no último trimestre.

Bom galera esses números só mostra como o Android vem evoluído e cada vez mais presentes em nossos smartphones.

Eu particularmente uso Android 2.2 kernel 2.6.32.9 num Samsung Galaxy 5 , e para mim é o melhor sistema que já usei. Tanto para Smartphones ou Tablets o Android se sai muito bem, ele usa como base do seu sistema o Kernel Linux que te da instabilidade, robustez e isso faz com que o sistema seja rápido e confiável.

Fonte:. http://canalys.com/newsroom/android-takes-almost-50-share-worldwide-smart-phone-market