O Windows 7 foi certamente um sucesso muito maior do que a versão anterior, o Windows Vista. Um novo estudo daempresa de pesquisa Gartner afirma que o Windows 7 deve ser instalado em 42% dos PCs até o final de 2011. A empresa também acrescenta que 94% de todos os novos PCs fabricados este ano virão com Windows 7.

Parte da razão para este alto índice de adoção do sistema operacional, de acordo com a Gartner, é que os EUA e países da Ásia e do Pacífico tiveram aumento no orçamento de TI para clientes corporativos. No entanto, o mesmo estudo acrescentou que outras partes do mundo, incluindo Europa Ocidental e Japão, terão taxas mais lentas de adoção do Windows 7. No Japão, é devido ao abrandamento econômico por causa do forte terremoto que atingiu aquele país em março.

O sistema operacional Linux até 2015 ainda terá poucos usuários, porque existem custos elevados de migração de aplicações do Windows para o Linux principalmente para clientes corporativos. A Gartner não espera que algum sistema baseado em Linux obtenha uma quota de mercado até 2015.