Os Reguladores da Internet dos EUA e Europa finalmente terminaram uma longa discussão e concordaram sobre a cooperação entre Yahoo e Microsoft para competir com a Google Inc.

O negócio foi anunciado na quinta-feira (18/02) depois de passar por várias negociações e debates de concentração desde que a ideia foi proposta à sete meses atrás.

Em 2008, a Microsoft tinha até feito uma oferta para comprar o Yahoo como um todo. Mas, em seguida, cancelou o acordo porque a oferta da Microsoft era muito baixa $47,5 bilhões (a cotação das ações do Yahoo! estão em $53 bilhões).

Agora, o Yahoo! planeja usar a tecnologia de busca da Microsoft para aumentar os lucros. As ações do Yahoo! continuaram a diminuir desde que a Microsoft cancelou o acordo de venda.

A Microsoft e Yahoo! esperam que trabalhando em conjunto nos próximos 10 anos, eles serão capazes de competir com o domínio do Google. Para começar, o Yahoo! vai ter 150 milhões de dólares da Microsoft para financiar a execução de transição para as inovadoras tecnologias da Microsoft. A Microsoft irá financiar a primeira parcela antes do final de Abril. A Microsoft também irá recrutar 400 dos 13.900 funcionários do Yahoo já em 2010.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Europeia dizem que não há problemas com essa fusão. Segundo eles, até agora o Google ainda é o principal motor de busca da internet.